domingo, 20 de abril de 2008

Santo Antonio da Patrulha / Rio Grande do Sul




Um pedaço de nossa história
Seguindo nossas trilhas Luso-Açorianas vamos a Santo Antônio da Patrulha, um dos primeiros municípios do Rio Grande do Sul, com colonização basicamente de origem açoriana. Nasceu junto com as primeiras expedições que vieram ao, então, continente de São Pedro do Rio Grande. No decorrer do tempo passou a ser ocupado também pelos italianos, alemães e poloneses.
Em 1760 foi elevado da condição de Freguesia. Em 1809, passou a Vila e, em 03 de abril de 1811 foi instalado o Município de Santo Antônio da Patrulha que recebeu esta denominação em função das patrulhas instaladas em seu território objetivando a cobrança de impostos para a Coroa.
Simultaneamente, Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre, receberam a mesma condição e formam assim os quatro municípios mais antigos do Rio Grande do Sul.
A presença de casais açorianos em Santo Antônio da Patrulha deu-se por volta de 1760, sendo alguns fugidos de Rio Grande devido à invasão de espanhóis e outros de lugares diversos. "Mas só em 1771 que oficialmente o Governador da Capitania recebeu ordens de assentar casais açorianos em Santo Antônio da Patrulha". http://www.santoantoniodapatrulha.rs.gov.br/
Além da força de sua história, a natureza privilegia esse Município. A Mata Atlântica se faz presente e existem programas de proteção ambiental.
Vamos aproveitar para conhecer os casarios açorianos, a igreja e vielas no centro da cidade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...