segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Refúgio ! (Até quando ?)










Existem lugares lindos em todo esse nosso Brasil! 
Com toda sua riqueza natural e até por sua extensão somos abençoados por todas essas belezas .
Sempre que posso e isso já comentei varias vezes corro para o meu refúgio, lugar que adotei a vários anos e que me sinto em casa , onde recarrego minhas baterias .
Talvez pelas estradas precárias o processo de destruição aqui é um pouco mais lento .
Infelizmente é lento mas não está  livre da ação do homem que sempre está atrás de novas maneiras de lucrar .
Como sempre a mais de 20 anos faço minhas caminhadas sem destino, pelos rios transparentes da região ou entre morros e matas sentindo o frescor da mata, o ar puro sem igual ou o canto dos pássaros e animais .  
No entanto a alguns anos as matas estão diminuindo dando lugar a eucaliptos.Mesmo tendo ouvido algumas pesquisas encomendadas falando o contrário, constatei pessoalmente que locais onde tem somente eucalipto não se encontra água .
Aqui nessa região é muito comum se encontrar vertentes e muita úmidade. 
Mas infelizmente morros inteiros estão sendo desmatados para se plantar eucaliptos.
E o pior é que nem as margens dos riachos estão sendo respeitadas .
Na hora de derrubar o eucalipto deixam um rastro de destruição ,pois acabam derrubando árvores nativas também .Pura e simplesmente pelo lucro sem nenhum critério nem consciência do prejuizo a o próximo .
O mais triste é que aos poucos as coisas vão sendo alteradas a água vai diminuindo, animais estão morrendo, o calor aumentando e nada está sendo feito, pois geralmente quem faz esse tipo de coisa tem muita grana e influencia  .Se terminar a água para eles tanto faz, eles pensam somente no momento , pobre das futuras gerações .
É incrível que nossos rios estão mortos ,podres, virados em depósitos de lixo na maioria das grandes cidades e mesmo assim estamos cometendo os mesmos erros em locais que seriam nossa salvação e que deveriam ser preservados .
Será que realmente somos seres inteligentes ? 

 

Um comentário:

Lc disse...

Simplesmente fantástico.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...