sexta-feira, 29 de maio de 2009

Novo projeto da Google, Wave é ferramenta multimídia de colaboração

Projeto revelado esta semana está disponível por enquanto apenas a desenvolvedores



A Google revelou esta semana seu mais novo projeto: Google Wave. O serviço é fundamentalmente social e colaborativo. Mistura funcionalidades de blog, email, ferramentas wiki, de vídeo, fotos e mapas. Por enquanto, está disponível apenas para desenvolvedores.


O Wave é executado diretamente no navegador web. Permite criar chats coletivos e adicionar à conversa mapas, vídeos, fotos e links. Para adicionar uma pessoa, basta tê-la como contato e arrastar sua imagem ao final da mensagem. De uma forma bem visual, permite que se veja quem adicionou quem a qual conteúdo. Permite ainda uma reprodução similar ao vídeo da conversação, para que se possa ver como se desenvolver as colaborações.

O aspecto visual é dos maiores destaques do novo serviço: dá ao texto um formato enriquecido, cada usuário se distingue dos demais com facilidade de acordo com o tipo de letra escolhido.

Google Wave foi desenvolvido em tecnologia Ajax. Será um serviço gratuito e, por enquanto, está acessível apenas para desenvolvedores. A Google liberou a API (Interface de Programação de Aplicações) com o objetivo de estimular a criação de mais e mais serviços.

– Vemos muitas possibilidades neste serviço para criar conteúdos para blogs, poupar tempo de trabalho ou inclusive criar mais serviços combinados (mashups). Wave é a união entre documentos colaborativos e conversações - declarou Lars Rasmussen, responsável pelo projeto, ao Elpaís.com.

Cada conversação pode ser salva e guardada online, mas não baixada para o computador do usuário ou exportada em formatos diversos. Essa limitação é do momento, mas pode ser superada segundo Lars Rasmussen:

– Por isso deixamos a API para os desenvolvedores. Esta é uma versão preliminar, mas a próxima terá essa possibilidade integrada - acrescentou.

Wave permite que entre dez e 15 usuários participem de maneira simultânea,podendo usar diferentes navegadores: Mozilla, Chrome, Firefox e Opera. Importante: Lars Rasmussen não confirmou que o serviçio funcionará no Internet Explorer, que ainda domina o mercado de browsers.

Fonte Clic RBS

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...