sábado, 26 de setembro de 2009

Bebida e Direção : Tolerância Zero

Esta é a realidade do trânsito brasileiro: 350 mil acidentes, resultando em 35 mil mortos e 450 mil feridos por ano. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), em 61% dos casos, o motorista tinha bebido. Quando houve vítimas fatais, o condutor estava alcoolizado em 75% dos casos. Os adolescentes e jovens adultos estão entre as principais vítimas dos acidentes no trânsito. É uma das causas mais frequentes de mortes na faixa etária dos 15 aos 29 anos.
Esse triste cenário motivou a alteração do Código Brasileiro de Trânsito (Lei 9.503/97, alterada pela Lei 11.705/08), conhecida como “lei seca”, que diz que não é permitido dirigir sob a influência de qualquer concentração de álcool no sangue. É a tolerância zero. O condutor que tiver ingerido 0,2 gramas de álcool por litro de sangue, o equivalente a aproximadamente um copo de chope para pessoas de 60 quilos terá cometido infração gravíssima, terá o veículo retido, pagará multa de R$ 957,00 e será proibido de dirigir por um ano. Se o total de álcool no sangue ultrapassar 0,6 g/l, o motorista é preso e responderá criminalmente.

Estudos científicos comprovam que a ingestão de qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, já provoca consequências ao organismo que comprometem os reflexos ao dirigir. Veja abaixo:

0,1 a 0,2 g/l
leve falta de coordenação. A visão lateral diminui. Também fica mais difícil calcular a velocidade de aproximação de um carro.

0,3 a 0,5 g/l
as reações anteriores se intensificam. Torna-se complicado prestar atenção em outro carro cruzando a rua.

0,6 a 0,8 g/l
perdem-se os reflexos e a noção dos riscos (como atravessar o sinal vermelho). Mais dificuldade de suportar a luminosidade.

0,9 a 1,5 g/l
aumenta a dificuldade de executar manobras rápidas, se necessário.

1,6 a 2,0 g/l
o motorista fica com visão dupla ou muito borrada.

2,1 a 5,0 g/l
embriaguez acentuada e agravamento dos sintomas anteriores.

acima de 5,0 g/l
risco de inconsciência, de falência respiratória e de morte.

Os efeitos do álcool no organismo começam a ser sentidos logo nos primeiros 15 minutos, quando se inicia o processo digestivo no estômago. Cerca de 30 minutos após a ingestão da bebida, o álcool chega ao intestino, onde é absorvido e entra na corrente sanguínea. A partir daí, o álcool é levado para todo o organismo, chegando ao cérebro. Ao mesmo tempo, o fígado começa a metabolizar o que está no sangue. A eliminação do álcool contido em uma lata de cerveja leva em torno de 45 minutos.
Fontes:
> ABRAMET: Associação Brasileira de Medicina de Tráfego
> Revista Isto É: 2/07/2008
> Revista Galileu- agosto/2008
Volvo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...