sexta-feira, 28 de maio de 2010

Projeto no Oswaldo Camargo

Aproveitando os poucos dias de férias que me restam, ontem visitei uma escola pública aqui do meu bairro e de cara acompanhei situações que estão cada vez mais comuns .Parece que todas crianças hoje nascem hiperativas ,dificilmente você vê uma criança tranquila .Fui na sala de minha filha que não é diferente da maioria para conhecer melhor a estrutura ou a falta dela.
Em um primeiro momento a gente pensa meu Deus o que que eu quero aqui?
Vou pegar minha filha e me mudar desse bairro, dessa loucura, quero morar em uma cidade do interior,quero fugir dessa loucura toda .
Mas dai pensei que estaria fazendo o que a maioria faz ,estaria fugindo da realidade ou simplesmente criticando e nada fazendo .Conversando com a professora eu pude sentir um pouco da realidade dessa classe que trabalha todos os dias muitas vezes sem o recurso necessário e com todos os tipos de situações ,inclusive de exposição ao perigo e ameaças muitas vezes dos próprios alunos .
Esse não é o caso da professora que tem uma turminha danada na faixa etária de 09 a 11 anos mais ou menos .Mas que passa um sufoco danado por que eles tem pouca idade e muita energia.
Então são socos ,pontapés e muita rivalidade entre meninos e meninas e uma pobre professora para acalmar essa turminha.
Na chegada ouvi algumas mães que segundo elas próprias acompanhavam seus filhos todos os dias reclamando e dizendo que fulano ou beltrano era o culpado, que provocava todo mundo coisas desse tipo .Mas somente uma coisa eu pensei em relação a essas mães .O que elas estavam fazendo para ajudar?Ao invés de hostilizar será que tentaram se aproximar dessas crianças ?
Reclamar é fácil mas não vai resolver.Defender seus filhos de uma maneira errada em meu ponto de vista . Pois como comentei lá no inicio não existem santos, as crianças precisam ser educadas e não podemos simplesmente colocar uma venda em nossos olhos e dizer que nossos filhos não comentem erros .
Então lembrei de um sobrinho muito levado que tenho ,acho até que pior que a maioria daqueles que estavam ali .Lembrei de uma conversa que tive com ele a alguns dias atrás e que fiquei surpreso com a transformação ,com a educação e a calma ,o que teria feito toda essa mudança de comportamento com ele que era frequentador assíduo de secretárias e castigos diários na escola .Ele me disse que a coisa estava funcionando da seguinte maneira se tivesse reclamações dele ficaria fora dos jogos na escolinha de futebol .Uma simples e eficaz solução a participação dele em uma coisa que ele goste muito e que seja condicionada a seu comportamento e resultados na sala de aula .
Não precisa ser nenhum genio para saber disso mas precisa ter vontade para colocar alguma coisa em prática.
Enquanto estive por lá conversei com alguns desse pequenos terrores e em poucos minutos já estavam meus amigos .Pensei em fazer um time de futebol com os meninos e meninas ou algo que pudesse aproximar todos eles talvez equipes mescladas para torna-los parceiros ,uma verdadeira equipe para reduzir essas diferenças entre eles .
Só precisaria do espaço físico pois o material esportivo , uniformes, lanches eu tentaria conseguir com outras pessoas . Tentaria transferir para essas crianças uma simples receita que é transformar a escola em um lugar atrativo em um ambiente que eles queiram estar.A escola tem que ser um lugar que a criança se sinta bem ,um lugar que ela goste de fazer parte e se sinta acolhida .
Infelizmente o que parecia uma simples solução para todos esbarra em muita burocracia pois tudo que eu queria era usar somente o campinho da escola mas segundo alguns professores eu preciso de um projeto bem elaborado e aprovado pela secretária da educação ,uma coisa que nem sei se tenho condições de fazer .
Vou pensar no que fazer essa semana e tentar buscar parcerias para tentar mudar um pouco essa realidade .
A oportunidade de fazer algum tipo de atividade e sair das ruas .
Todas as ideias ou qualquer tipo de contribuição serão bem vindas,assim como a participação .

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...