sábado, 26 de março de 2011

Posto 24 horas de Cachoeirinha e Hospital Conceição


Infelizmente para quem corre atrás da grana e ela teima em fugir, cedo ou tarde acaba tendo que encarar uma bela fila do SUS ,tendo que implorar por atendimento e rezar muito .
Quando a situação é como no meu caso que após algumas madrugadas na fila consegui fazer alguns exames e descobri que ainda tem alguma solução para mim tudo bem .É muito triste quando é alguém de sua família e que já está muito debilitado como no caso do meu pai .
O que passei essa semana nem cachorro não merece .
Tendo saúde até que dá para esquecer por algum momento as dificuldades do dia dia ,pelo menos elas parecem ficar mais leves .
Mas quando a situação é complicada e o único caminho é esperar pelo atendimento do SUS a coisa se agrava muito ,outro dia estava pensando por muitos anos tive bons convênios e isso me afastou dessa realidade ,na verdade quando era criança tinha que encarar essas filas enormes de madrugada e hospitais lotados .O interessante é isso ,já se passaram muitos anos desde minha infância e as coisas continuam muito parecidas ,lá se foram uns 30 anos e hoje tive a sensação de voltar no tempo ,pois a bagunça continua a mesma .É claro que a tecnologia evoluiu a própria medicina avançou muito, mas o grande problema em meu ponto de vista continua o mesmo .
O acesso a essa medicina evoluída continua o mesmo ou talvez pior por que tenho a sensação que os métodos para tentar organizar ou melhor barrar as pessoas nas portas ou mesmo nas suas cidades aumentaram .
Por exemplo o povo é orientado a se deslocar para a unidade de atendimento em seu município que no meu caso é o posto 24 horas de Cachoeirinha.
Chegando lá você pode medir a pressão e esperar ,e se for de noite pode fechar os ouvidos por que é gente dormindo pra todo lado .
Após passar uma noite inteira com meu pai com hemorragia esperando por uma transferencia para o Hospital Conceição .Chegamos na portaria desse hospital onde tem um monte de gente para orientar e barrar também .Imaginei que ele logo seria encaminhado para o atendimento pois seu caso era muito grave segundo os próprios médicos e como ele faz quimioterapia nesse mesmo hospital pensei que as coisas andariam mais rápidas .
Para o meu desespero já na chegada vi que a coisa era bem mais complicada pois o próprio médico começou a me fazer perguntas sobre ele que imaginava que estariam em um banco de dados sendo ele paciente antigo dali .Não sei se é toda aquela loucura ,má vontade ,sistemas ineficientes ou total falta de vontade do próprio médico ,mas acredito que seria só consultar o sistema para saber todo histórico dele .
Mas isso não era nada ,pois era só responder as perguntas, o que é desesperador é ver uma quantidade absurda de pessoas com todos os tipos de doenças chegando de todos os cantos do estado .Pessoas como eu que estava ali tentando aliviar a dor de meu pai tão importante pra mim, que parecia que ia perder todo seu sangue e que para eles era somente mais um entre tantos .
Ainda para piorar a sensação pude ver reportagens em torno do Hospital denunciando situações de descaso ,de superlotação, ou falta de atendimento .
Felizmente meu pai não virou assunto dessas reportagens que são comuns hoje em dia .
Nessa semana provavelmente ele poderá retornar pra casa e retomar uma difícil rotina de tratamentos ,mas pelo menos por alguns dias longe de hospitais .
Acredito que se nossos governantes passassem uma única noite como a que passei as coisas mudariam .
Como isso nunca vai acontecer as coisas vão permanecer como estão !!!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...